SEO no Futebol


seo-blocks.gif

“…Agora tente ‘Lateral Direito até 25 anos, rápido, técnico, com bom passe, que saiba atuar em várias plataformas de jogo e com contrato por vencer’. “

Além das triviais buscas por vídeos, matérias e notícias relacionadas, quais as futuras conexões existentes entre Google, Yahoo, Youtube e o futebol?

Para o bem ou para o mal, estamos cada vez mais expostos na grande rede, permitindo que pessoas do mundo todo conheçam detalhes de nossa vida particular ou profissional, através das redes sociais de relacionamento, como Facebook, Twitter e LinkedIn ou até mesmo através das compras com o nosso cartão de crédito.

Os mecanismos estão tornando-se mais eficientes e as buscas estruturadas acenam como uma grande revolução na nossa maneira de encontrar o que queremos.

Atualmente é ainda muito difícil obter um resultado objetivo no Google ou no Youtube (*), por exemplo, que consista em três ou mais palavras. Tente ‘Lateral Direito’ e dezenas de páginas se mostrarão citando atletas na posição, perfis de jogadores com a camisa 2, matérias em vídeo com alas ou laterais etc.

Agora tente ‘Lateral Direito até 25 anos, rápido, técnico, com bom passe, que saiba atuar em várias plataformas de jogo e com contrato por vencer’.

Não perca tempo! Certamente o mecanismo de busca trará uma mensagem parecida com ‘nenhum resultado para lateral direito…’.

Mas da mesma maneira em que hoje é bem mais fácil encontrar aquela sua paquera da quarta série, digitando apenas o seu primeiro e último nome, certamente teremos soluções tecnológicas eficientes para as buscas estruturadas num curto espaço de tempo.

E muito em breve, teremos uma inteligência apurada a serviço das comissões técnicas, que possibilite encontrar através da internet os perfis de atletas que se encaixam na montagem das equipes. E não me refiro aos serviços online que hoje temos acesso, em sua maioria internacionais, para consultas estatísticas ou administrativas dos atletas.

Os avanços da tecnologia para a área técnica são e serão enormes, a ponto de fazerem a real diferença entre ganhar e perder campeonatos. A ciência entrou em campo há algum tempo, em maior escala e percepção através das áreas da fisiologia e psicologia, além das especialidades médicas.

São muitas as comissões técnicas que não abrem mão de tais suportes, mesmo ainda não havendo uma integração como deveria entre as áreas que contribuem à performance de campo.

E cada vez mais, gestores técnicos e administrativos terão que compreender este contexto que nos absorve e saber (conhecer) sobre muito mais do que futebol.

SEO – Search Engine Optimization ou Otimização para Serviços de Busca

(*) O Youtube foi citado como Mecanismo de Busca, pois atualmente é significativa a consulta por termos diversos, principalmente tutoriais em vídeo, os how to’s.

  

5 comentários

  1. Fernando Figlio · agosto 22, 2009

    O mais interessante é que o FM (ou o CM) já faz isso e muito bem.

    Claro que se trata de um jogo, mas pra muitos era chato, por conter muitos detalhes. Como se o futebol fosse juntar 11 cabeças e ir pro campo.

  2. Fabio Kadow · abril 15, 2009

    caro,
    boa iniciativa! Para vc e para todos nós. Sucesso e conte comigo.
    abs

  3. Fábio Leme · abril 15, 2009

    Adorei seu blog! Mais um para me deliciar diariamente! Parabéns primo!

  4. medinafutebol · abril 15, 2009

    Muito legal! Parabéns!

  5. José Carlos Aragão de Moura · abril 15, 2009

    Muito bom post !

    A tecnologia tem muito a contribuir com o desenvolvimento do futebol, tanto dentro de campo, quanto fora de campo também.
    Sistema de administração de clubes, gerenciamento de contratos, busca de atletas para contratação, gerenciamento de treinos entre muitos outros possíveis.

    Parabéns pelo sítio.
    http://www.universidadedofutebol.com.br , uma excelente fonte de conhecimento para os adoradores de futebol

Deixe um comentário